Frase de motivação para os estudos

Samuel Johnson

Grandes obras são executadas não pela força mas pela perseverança.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Economia do Leste Europeu - Um resumão sobre a História de sua Industrialização

                                  Mapa do Leste Europeu (em inglês)
 
Historicamente o Leste Europeu é conhecido por ser um pouco mais "atrasado" em relação ao Oeste Europeu. E este fato se deve á dois elementos marcantes da Europa Oriental, o Bloco Socialista e a Abertura Econômica.
Desde a época da Revolução Industrial no século XIX, se vem esta concepção. Enquanto que países como a Alemanha, França e Inglaterra cresciam e se modernizavam, o leste permanecia de certa forma como algo mais rural e pouco desenvolvido, adotando esta industrialização tempos depois.
Após a Segunda Guerra Mundial houve a divisão da Europa em duas partes, a parte Capitalista (oeste) e a parte Socialista (leste). Os Socialistas procuravam dar grande incentivo á industrialização para crescimento e avanço tecnológico, pode ser dado aqui como exemplo a Polônia, esta possuía alto nível industrial. O Socialismo recebia grande apoio da URSS, e quando houve a crise do petróleo nos anos de 1980 e esta passou por uma remodelagem chegando ao fim, compartilhou este destino com o Socialismo.
Ao término da crise e do Bloco Socialista, houve a Abertura Econômica do mercado europeu, que como o próprio nome diz, permite que qualquer país  comercialize com quem for de seu interesse. Porém, em comparação com os países europeus ocidentais, os países orientais europeus eram obsoletos, pouco produtivos e apresentavam pouca competitividade em relação ás demais indústrias. Sendo que inúmeras delas foram fechadas ou privatizadas.

Este resumo teve como base o livro didático escolar GEOGRAFIA 9 ano da Editora SM Ltda. Sendo também originalmente apresentado como um trabalho escolar.


Fonte da imagem: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leste_Europeu

Caso tenha gostado deste blog, talvez venha à gosta deste aqui:
http://blogdegeografia2.blogspot.com.br/

Vilson Francisco

2 comentários: